quinta-feira, 5 de julho de 2007

terça-feira, 3 de julho de 2007

Relatório de Teste de Usabilidade















Projeto Abstrato de Interação






Plano de Teste de Usabilidade






Lista de Requisitos e Metas de Usabilidade




Casos de Uso Essenciais Derivados das Tarefas Típicas















Projeto de Ambiente do Usuário

Projeto: Quiosque Virtual
Diagrama: Consulta de Pontos Turísticos




Projeto: Quiosque Virtual
Diagrama: Consulta de estabelecimentos



Projeto: Quiosque Virtual
Diagrama: Consulta de Rotas

Material de Apoio

O usuário terá como material de apoio, os seguintes recursos para a utilização do sistema:

● Animação Gráfica – Tour System

O sistema terá um conjunto de telas capturadas para compor uma animação gráfica que auxilie o usuário a conhecer as funcionalidades do Quiosque através de uma navegação rápida e intuitiva. Tal navegação poderá ser abortada a qualquer momento afim de que o usuário possa efetuar sua consulta no Quiosque.

● Help OnLine

O usuário terá acesso ao recurso de Ajuda do sistema. Este recurso poderá ser acessado através de um botão que estará sempre visível no sistema. O recurso de Ajuda terá explicações práticas de todos os recursos que o sistema disponibiliza ao usuário, separados por tópicos, de modo simples e ilustrativo.

Requisitos Funcionais

Listas (Tarefas Típicas e Concretas) (Novas Habilidades)

Tarefas Típicas e Concretas

Primordiais:

  • Localizador de Endereços: através dessa atividade, o usuário poderá, a partir do ponto em que se encontra, achar o endereço requisitado. Será utilizada com baixa freqüência e poucos usuários.
  • Traçar Rota: o usuário indicará nessa atividade dois pontos, um de origem e outro de destino, e o sistema se encarregará de dizer a melhor rota para alcançar esse objetivo. Essa atividade será utilizada por poucos usuários, e terá baixa freqüência de utilização.
  • Pesquisar Itinerários: aos usuários de linhas de ônibus, a opção de encontrar os melhores itinerários disponíveis, contando também com mais informações a respeito da consulta. O usuário deverá informar ponto de partida e também ponto de destino nessa tarefa. Será utilizada por muitos usuários, e com alta freqüência.

Importantes:

  • Encontrar pontos específicos: atividade destinada às pessoas que desejarem encontrar um determinado ponto específico, no entanto, ou nome, ou ponto de referência será requerido para que seja encontrado e disposto em mapas. Será utilizado com uma freqüência alta, porém por praticamente todos os possíveis usuários.
  • Anunciar produtos: o sistema contará com uma opção aos anunciantes de incluírem, alterarem ou tirarem seus produtos da região destinada a eles, a qualquer momento que desejarem. Será uma tarefa não utilizada com freqüência, e somente por usuários anunciantes, ou seja, em baixo número, comparado ao numero de usuários passageiros, pedestres e motoristas, e em baixa freqüência.
  • Imprimir mapas, rotas e endereços: todas as tarefas devem ter a opção de imprimir mapas, rotas e endereços. Esta é uma tarefa descrita como parte integrante de todas as outras, porém não tão importante. O usuário pode querer apenas consultar algo, não desejando imprimir determinada informação. Será utilizada por poucos usuários, e com menor freqüência.

Interessantes:

  • Pesquisar Paradas: uma opção das pesquisas de linhas de ônibus, irá dizer quais pontos de parada cada linha de ônibus pesquisada possui, para facilitar tanto embarque quanto o desembarque dos passageiros.
  • Navegar entre mapas: ao usuário estará disponível a possibilidade de navegação entre um mapa das regiões determinadas como turísticas na cidade, para que ele possa conhecê-la, sem ter a necessidade de nome, região, etc. Esta será utilizada por turistas (quantidade não tão significativa de usuários), e será acessada com menor freqüência.

Novas Habilidades

Mario

Mario tem conhecimentos de informáticas gerais, embora o acesso à sistemas on-line e à internet estejam em segundo plano devido às práticas do seu trabalho e da universidade. Desde o início de sua carreira profissional Mario sempre encontrou dificuldades de locomoção de sua residência até o trabalho dada à distância e variedade de meios de transporte, e por isso acha q gasta tempo demais nesse trajeto. Como perdeu seu pai muito cedo, ele teve que se adaptar à falta de um “pai-orientador” quando precisou de ajuda para encontrar rotas para o trabalho e a universidade. Sendo assim a única forma que ele encontrou para fazer isso foi a informação “boca a boca” nos pontos de ônibus, estações de trem, etc. Agora dada a dificuldade e a perda considerável de tempo, ele tenta conhecer rotas alternativas, que dispensem menos tempo e/ou menos meios de transporte para sua locomoção.
Esse sistema não deverá oferecer dificuldade para Mário devido à sua aptidão natural com novos softwares e também porque no escritório onde trabalha existem office-boys que manuseiam há algum tempo o sistema para localizar-se e poderiam rapidamente interagir com ele, ensinando-o a manuseá-lo. Talvez uma ressalva seja a falta de orientação de Mário quanto à direção do local que ele deseja ir ( zonas sul, leste, oeste e norte ) e que o sistema precise para orientar todo e qualquer usuário a saber que direção seguir estando essas informações expressas na interface básica e no banco de dados de ruas, já que devido ao tamanho da cidade existem ruas com o mesmo nome em diferentes bairros.

Rosa Maria

Tentando adaptar-se ao mundo “novo” Rosa se esforça para viver normalmente, mesmo com sua necessidade especial. Passados 2 anos do acidente que a vitimou, ela inicia um novo processo em sua vida que é o de tentar se locomover independentemente do marido. O primeiro passo é o de tentar levar os filhos à escola, mas o trabalho é enorme já que nem todos os meios de transporte publico são adaptados para pessoa como ela, cadeirante. Seu marido é funileiro e com amigos mecânicos, há algum tempo tenta viabilizar um projeto seu para modificar seu carro para que a esposa possa dirigi-lo sem precisar usar os pedais. Isso facilitaria o acesso de Rosa à escola dos filhos e à universidade que ela tanto quer cursar.
O grande impecilho é que Rosa não consegue ficar muito tempo parada na mesma posição devido à sua restrição de movimento das pernas e também ficar parada no trânsito ou percorrer um trajeto muito grande não ajudaria a minimizar seu problema. Este sistema ajudaria Rosa todos os dias já que com sua dificuldade Rosa poderia sempre consultar o sistema antes de sair de casa, fosse para a universidade, para levar os filhos à escola e ir ao hospital para fisioterapia. Rosa tem navegado muito na internet porque com suas necessidades foi o que restou de mais significativo quando não está com os filhos ou o marido. Através dela procura cursos nas universidades de mais fácil acesso e que estejam adaptadas às suas necessidades, hospitais com tratamentos para seu diagnóstico, etc.
Portanto sua relação com softwares e sistemas on-line tem aumentado gradualmente, mas para atender seu objetivo talvez o sistema precise de um sistema de impressão detalhado para que Rosa não gaste demais com isso já que possivelmente ela trace novas rotas continuamente e seja preciso levar consigo esse “roteiro” para localização imediata. Sem a ajuda de ninguém para aprender a usar o sistema uma interface simples seja ideal e também um tutorial de acesso e pesquisa para novos usuários como ela e que também não tenham “pré-requisitos” de informática.

sábado, 23 de junho de 2007

Personagens, Práticas Correntes e Práticas Futuras

1.Personagens

Mário Silva - Estudante
Um estudante universitário e estagiário de uma empresa multinacional em São Paulo. Reside em um bairro afastado da zona Leste (Cidade Tiradentes), onde vive com sua mãe, avós e dois irmãos.
Trabalhando na zona sul de São Paulo (Vila Olímpia) e estudando na Cidade Universitária (USP), Mário ocupa cerca de 4 horas dos seus dias entre conduções, seja no metrô, ônibus ou trem. Cursa direito e pretende um dia abrir seu próprio escritório, podendo assim propiciar uma vida melhor a si e a sua família.
Seu sonho é ser delegado, e tentar diminuir a criminalidade no seu bairro primeiramente e posteriormente na cidade. Seu ideal é baseado na perda do pai, um ex-policial morto em serviço.


Rosa Maria Lucrécia – Dona de Casa
Mulher casada, oriunda de família interiorana, mora em São Paulo, na região Oeste, no bairro da freguesia do Ó. Rosa Maria, foi vítima de um atropelamento há 2 anos, e mesmo sobrevivendo, perdeu parte do movimento das pernas.
Seu marido é um funileiro dedicado, que trabalha dia após dia, não podendo acompanhar tanto os filhos quanto a esposa. Ela, deixando de lado todos os obstáculos que a vida lhe trouxe, cuida dos filhos, e faz um tratamento específico no hospital da USP, utilizando mais de uma condução nesse trajeto.
Um dos seus principais objetivos na vida, é poder voltar a andar e se formar em Educação Física. Ela era instrutora de natação antes de sofrer o acidente.


2. Anunciantes

Angel Cosméticos
Baseado numa rede de revenda de cosméticos na cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo, o empresário João José Geremias, pretende expandir sua clientela anunciando seu negócio nos Quiosques do sistema de transporte público implantado pela prefeitura. Atualmente, o Sr. João anuncia seus produtos em jornais da cidade e panfletos que são distribuídos pelas ruas do centro da cidade e semáforos.
A Angel cosméticos, já possui uma infra-estrutura de equipamentos de informática, utilizada para o gerenciamento do negócio, como vendas, recebimentos, controle de estoque, etc. Esta por sua vez, contribuirá paulatinamente no processo de adaptação, sugestões, treinamento dos usuários responsáveis pela integração da rede ao quiosque.
Segundo o Sr. João, ele nunca havia anunciado seus produtos em algum meio de comunicação deste tipo e espera com isto, alavancar de forma significativa as vendas provendo um crescimento sustentado do seu negócio.

Rede de Drogarias DrogaDrugo
A rede de drogarias DrogaDrugo possui atualmente, clientes das Classes A, B e C e muitos deles oriundos de convênios com empresas de médio e grande porte e outros clientes fiéis adquiridos ao longo dos anos. Com base nisto e pensando numa diversificação da clientela e possível aumento nas vendas, o Sr. Juarez Soares (Diretor Geral) pretende anunciar a rede nos quiosques públicos que serão implantados pela prefeitura, para atingir justamente as Classes D e E da população, oferecendo descontos e parcelamentos vantajosos.
Preocupando com o aumento da concorrência, o Sr. Juarez quer tornar mais fácil o acesso aos medicamentos e produtos farmacêuticos as pessoas de baixa renda, bem como, expandir algumas unidades a bairros afastados atendidos pelo sistema de transporte público. Em sua visão, os Quiosques terão papel fundamental na divulgação de seu negócio, bem como nas futuras promoções que a rede vier a fazer.


3. Benefícios aos usuários

Mário Silva
Em sua rotina, Mário, sai de sua casa muito tempo antes do expediente, pois segue em um ônibus até o metro Corintians-Itaquera, e continua seu trajeto de metro por toda a linha vermelha até a estação Sé. Logo depois segue de ônibus até a Vila Olímpia. Após o expediente de trabalho, vai para a USP, seguindo em um outro ônibus que o leva até lá.
Com o serviço do quiosque virtual, Mário poderá diminuir o tempo gasto dentro dos transportes públicos, acessando o sistema e verificando quais as rotas menos congestionadas. No caso do transporte ser feito no Metro, com a ajuda do quiosque virtual, pode ser verificado qual o melhor horário para Mario sair de casa e voltar da faculdade.


Rosa Maria Lucrécia
Por ter certa limitação de movimento, Rosa Maria prefere horários menos movimentados por pedestres e carros, para ter mais acessibilidade aos transportes que tenham os recursos mais apropriados aos deficientes físicos. Apesar de a lei ser obrigatória a todos os veículos de transportes, muitos ônibus e até mesmo o metro, não oferecem muitos subsídios para que o deficiente físico possa se locomover livremente.
Para o trajeto até o hospital da USP, Rosa tem muitas dificuldades com transporte, pois ainda sim a falta de cooperação e indiferença das pessoas, trazem problemas a ela. Rosa tem certas dificuldades para subir num ônibus sem ajuda especifica e mecânica ao seu problema físico.
Neste caso, o quiosque Virtual, ajudaria em vários aspectos, pois através dele seria possível Rosa verificar quais os transportes que dispõem desta ajuda especifica ao deficiente, além de verificar quais as melhoras rotas para evitar congestionamento na viagem. Também seria possível saber quais as possibilidades de se obter ajuda de pessoal responsável dentro de metro e ônibus para informações e locomoção.


Angel Cosméticos
Seguindo a linha de integrações e parcerias, propostas pelo senhor João, e contando com o equipamento de informática, ele deseja ampliar seus negócios a uma classe que não tem acesso provisoriamente aos seus serviços e produtos. Querendo melhorar a administração do negócio foi implantado sistemas de estoque e pagamentos diversos. Seus principais veículos de comunicação e divulgação são as mídias impressas, como jornais locais e panfletos.
Com o auxilio do quiosque virtual, a Revendedora Angel, poderá ter acesso aos horários de maior movimentação na sua região, fazendo com que sua equipe de divulgação trabalhe de uma maneira mais especifica ao determinado horário. Além disso, com os recursos de informática, será possível oferecer aos clientes otimização do atendimento ao cliente, e haverá um melhor preparo de sua equipe de vendas e administração para aproveitar os horários de maior movimentação.


Rede de Drogarias DrogaDrugo
Com sua linha de convênios para empresas de diversos portes, a rede de Drogarias DrogaDrugo, quer expandir sua clientela, através de outras classes de habitantes.Para isso foram oferecidas novas linhas de financiamento e parcelamento, facilitando todas as formas de recebimento.
Preocupado com a abrangência do atendimento de suas lojas, Juarez (diretor comercial), terá sua vida facilitada dentro do quiosque virtual, pois, alem de atingir um público muito maior, do que os meios de mídia convencionais. Além disso, todo o sistema auxiliará nos melhores pontos para bairros afastados, fazendo com que a Drogaria tenha conhecimento da necessidade de cada bairro, e qual o tipo de classe que terá acesso ao determinado local. Também será possível, anunciar promoções em determinadas linhas, em determinados dias, para usuários do transporte publico de cada região, coincidindo dias de recebimento com o dia do pagamento da maioria da população regional.


4. Práticas Futuras

Mario Silva
Com a utilização do sistema, Mario gastará menos tempo para chegar aos locais de trabalho e estudo, além de não ter tantos transtornos com transportes lotados e desconfortáveis.
Mario, que agora encontra todos os dias um quiosque ao lado da estação de ônibus, Logo escolheu a opção Português como idioma, e seleciono dentro do sistema a opção Traçar uma Rota, onde ele informa a localidade inicial e a localidade final. Assim ele poderá verificar exatamente qual o melhor trajeto que ele pode fazer. Logo após, o sistema informava com a regra para a consulta: Mais Barato, Mais Curto, Mais Rápido.
O sistema também solicitou como o trajeto seria realizado: Ônibus, Carro, À pé ou Metro. Ela selecionou Mais Barato e Ônibus e o sistema mostrou, através de um mapa, o caminho de menor tempo e menor custo.


Rosa Maria Lucrecia
A acessibilidade ao sistema, dará mais facilidades de acessos aos locais que Rosa freqüenta e necessita estar, além te poder saber exatamente onde seus filhos estarão, e quais os melhores horários para eles poderem se locomover.
Rosa, ainda não familiarizada muito bem com equipamentos de informática, se deparou com opções que diziam para escolher um idioma. Sendo assim intuitivamente Rosa selecionou a bandeira Brasileira. Mais opções apareceram na tela e ela selecionou então Consultar Linhas de Ônibus. Após essa tela, Rosa selecionou a opção Traçar Rota, informou o endereço da rua em que estava e o endereço do hospital das Clinicas onde ela fazia seu tratamento. O sistema exibiu o mapa com as linhas de ônibus que tem no seu itinerário a origem e o destino. Rosa, enfim selecionou a opção Imprimir Mapa. Assim, ela pode verificar qual era o melhor trajeto e qual o melhor horário que ela poderia ir ate lá, sem muito transito nem lotações em excesso.


Angel Cosméticos
Integrando seu sistema de estoque e equipamento tecnológico, João poderá verificar aumento nos lucros, com o acesso direto do público as promoções feitas através do sistema, e, sabendo a possível fluência de pessoas na região, terá melhor controle de seu estoque e seus atendentes trabalharam com mais segurança.


Drogarias DrogaDrugo
As facilidades de financiamentos e parcelamentos, aliadas as novas formas de conhecer seu público, trarão a Juarez, maior poder de marketing direto, as pessoas que mais freqüentam determinada região. Também será possível indicar quais locais precisam de linhas de crédito mais facilitados, e com isso uma central, pode ser estabelecida para registrar todos os acontecimentos e fluxos de caixa da rede.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Documento de Visão - Quiosque Público

1. Introdução

Este documento tem por finalidade, descrever as principais características de um sistema de rotas de transporte público que será utilizado em quiosques instalados em diversos locais da cidade, para prover informações aos usuários. O produto tem por objetivo principal informar as rotas principais e alternativas, dada a origem e o destino desejado, bem como informações sobre pontos turísticos, hospitais e principais estabelecimentos conveniados.
Este documento abordará as principais necessidades dos usuários, bem como das pessoas afetadas indiretamente pelo sistema.



2. Contextualização

2.1 Oportunidades
O rápido crescimento demográfico e populacional das grandes cidades influencia, de forma direta, a rotina dos seus habitantes, além de propiciar uma gama cada vez maior de opções nas mais diversas áreas de atividades, como lazer, cultura, educação, comércio, empreendimentos, etc.
Pode-se constatar nos dias atuais que estas cidades encontram-se num “estado de caos” permanente, com tráfego complicado e sinalização deficiente, causando confusões tanto para os moradores quanto para os visitantes; aos pedestres, nem sempre são sabidas quais as possíveis rotas ou as mais curtas para se chegar a um determinado lugar; aos transeuntes que utilizam transportes públicos, quantas e quais as linhas disponíveis, as baldeações, horários, tarifas, etc.; aos motoristas, os possíveis trajetos, as vias principais e suas condições; aos turistas, os terminais rodoviários, aeroportos, as principais atrações, horários de funcionamento, classificação, etc.
Com isso torna-se cada vez mais importante o fácil acesso à informação, dado o ritmo acelerado em que vivem as pessoas nesses lugares; a rápida localização, locomoção e alternativas são de fundamental valia em cidades onde as pessoas estão sempre “correndo atrás do tempo”, bem como para os inúmeros visitantes e turistas que, em meio à grandeza e a quantidade de opções, acabam se perdendo facilmente.
Dado o cenário anteriormente descrito, podem-se constatar os seguintes problemas aos quais os habitantes e turistas freqüentemente se defrontam:
  • dificuldades de localização, dado o grande número de bairros, ruas e estabelecimentos existentes;

  • excesso de veículos e os constantes engarrafamentos das vias principais, especialmente nos horários de rush, que dificultam a locomoção;

  • falta de informações atualizadas sobre as condições das vias (disponibilidade/estado de conservação) e rotas alternativas;

  • sinalização deficiente, o que aumenta a possibilidade de se ocorrerem enganos na rota; aliados à dificuldade de retornos, resultam em longos percursos adicionais e perdas de tempo;

  • dificuldade de se obter informações sobre os inúmeros itinerários, horários e meios de transporte disponíveis;

  • carência de informações mais detalhadas sobre as inúmeras opções de cultura, lazer, comércio,etc.

2.3 Caracterização da Solução Proposta

A necessidade de se ter um sistema que organize e disponibilize, de forma fácil e atualizada, as diversas informações referentes ao cotidiano de uma grande cidade, é o que motiva o desenvolvimento do Quiosque Virtual.
O sistema contará com um módulo de administração, responsável pelo gerenciamento dos dados a serem cadastrados e mantidos em uma base de dados centralizada, de onde poderão ser consultadas as informações armazenadas.
Os dados poderão, assim, ser disponibilizados “online” nos terminais de consultas dispostos pela cidade (quiosques virtuais), conectados remotamente ao servidor central, em locais definidos pela prefeitura, a fim de auxiliar àqueles que necessitem das informações prestadas. Tais informações poderão ser acessadas, ainda, pela internet, através do portal da empresa ou via página principal da prefeitura da cidade. Com isso, os usuários que possuírem acesso à internet poderão usufruir do serviço em sua própria residência, consultando as informações atualizadas e planejando, de forma antecipada, o melhor roteiro/itinerário a seguir.
Os diversos quiosques virtuais espalhados pela cidade contarão, ainda, com equipamentos para portadores especiais, de modo que estes possam, também, ter acesso às informações. Com isso, o sistema beneficiará a todos os interessados, cujo público alvo são:

  • a prefeitura da cidade, que terá a disposição uma ferramenta de divulgação, controle e gerenciamento de informações de cunho público e turístico, obtendo uma melhor visibilidade e prestígio dos habitantes locais e externos, além de obter uma fonte extra de recursos financeiros junto aos conveniados;
  • os anunciantes que desejarem se cadastrar ao sistema, cuja adesão proporcionará uma maior divulgação dos seus serviços/nome e expansão no mercado atuante; e
  • os usuários em geral, nas suas diversas expectativas, que terão acesso às informações requeridas de uma maneira mais fácil, rápida e eficiente.

3. Caracterização dos principais interessados e usuários

3.1 Principais Interessados





3.2 Segmentos de Usuários (Papéis)




4. Ambiente de trabalho do usuário

Usuário/Consumidor: Utiliza o sistema para obter informações de interesse, através dos quiosques virtuais dispostos pela cidade ou via Internet.


Administrador: Utiliza o módulo de Administração do sistema para cadastro das informações providas pela Prefeitura. Possui recursos computacionais poderosos e avançados para garantir a segurança, integridade e disponibilidade dos dados armazenados.


Conveniado: Possui uma interface WEB com o módulo de Anunciantes, de modo que possa atualizar as suas informações que são divulgadas no sistema. Deve ter acesso à Internet e é identificado através de login e senha, definidas quando da adesão ao sistema.



5.Considerações técnicas

  • Os quiosques implantados nos locais públicos deverão ser dotados da tecnologia touch screen para uma melhor operação; deverá conter também gravação eletrônica de voz para auxiliar os usuários sobre o manuseio e informar resultados obtidos, teclado braile para deficientes visuais e estar posicionado numa altura alcançável à cadeirantes.
  • Os quiosques deverão possuir conexão dedicada para atualizações periódicas das informações, a serem armazenadas localmente para diminuir o tempo de resposta e economizar banda.
  • O sistema Gerenciador de Banco de Dados deverá ser robusto o bastante a fim de garantir o armazanamento do volume de dados e o processamento das requisições em tempo relativamente rápido, além de prover mecanismos de backup e restore.

6. Principais características





7. Hipóteses de trabalho e premissas

Prefeitura:

  • Possuir recursos humanos e técnicos para a elaboração e editoração digital dos mapas da cidade;

  • Ter condições de manter as informações do sistema sempre atualizadas, como rotas, mapas, itinerários de ônibus e demais meios, tarifas, eventos, telefones úteis, etc.

Conveniado:

  • Possuir condições técnicas para atualizar suas informações no sistema (localização, breve descrição do seu negócio e informações relevantes): computador, acesso à Internet.

Usuários via Internet:

  • Possuir acesso à Internet via conexão banda larga devida à alta utilização de recursos multimídia e interatividade.

8. Tarefas típicas apoiadas





9. Materiais de apoio

Serão disponibilizados manuais do usuário para os conveniados e prefeitura, que receberá também manuais de instalação e especificações técnicas sobre o sistema e equipamentos. Aos usuários, o sistema disponibilizará um help on-line com as principais funcionalidades.


10. Requisitos de usabilidade e outros já levantados

  • Ter uma interface simples e intuitiva baseada na tecnologia touch screen, de modo que usuários sem experiência no uso de computadores, possam operar o quiosque sem o auxílio de outras pessoas;

  • Possuir um sistema cartográfico das rotas (mapas) com imagens ou fotos, que não consumam muito espaço em disco e permita maior agilidade nas consultas;

  • Possuir tempo de resposta tolerável de modo a não causar insatisfação nos usuários.


11. Visão do Produto