Este documento abordará as principais necessidades dos usuários, bem como das pessoas afetadas indiretamente pelo sistema.
2. Contextualização
2.1 Oportunidades
Pode-se constatar nos dias atuais que estas cidades encontram-se num “estado de caos” permanente, com tráfego complicado e sinalização deficiente, causando confusões tanto para os moradores quanto para os visitantes; aos pedestres, nem sempre são sabidas quais as possíveis rotas ou as mais curtas para se chegar a um determinado lugar; aos transeuntes que utilizam transportes públicos, quantas e quais as linhas disponíveis, as baldeações, horários, tarifas, etc.; aos motoristas, os possíveis trajetos, as vias principais e suas condições; aos turistas, os terminais rodoviários, aeroportos, as principais atrações, horários de funcionamento, classificação, etc.
Com isso torna-se cada vez mais importante o fácil acesso à informação, dado o ritmo acelerado em que vivem as pessoas nesses lugares; a rápida localização, locomoção e alternativas são de fundamental valia em cidades onde as pessoas estão sempre “correndo atrás do tempo”, bem como para os inúmeros visitantes e turistas que, em meio à grandeza e a quantidade de opções, acabam se perdendo facilmente.
- dificuldades de localização, dado o grande número de bairros, ruas e estabelecimentos existentes;
- excesso de veículos e os constantes engarrafamentos das vias principais, especialmente nos horários de rush, que dificultam a locomoção;
- falta de informações atualizadas sobre as condições das vias (disponibilidade/estado de conservação) e rotas alternativas;
- sinalização deficiente, o que aumenta a possibilidade de se ocorrerem enganos na rota; aliados à dificuldade de retornos, resultam em longos percursos adicionais e perdas de tempo;
- dificuldade de se obter informações sobre os inúmeros itinerários, horários e meios de transporte disponíveis;
- carência de informações mais detalhadas sobre as inúmeras opções de cultura, lazer, comércio,etc.
2.3 Caracterização da Solução Proposta
A necessidade de se ter um sistema que organize e disponibilize, de forma fácil e atualizada, as diversas informações referentes ao cotidiano de uma grande cidade, é o que motiva o desenvolvimento do Quiosque Virtual.
O sistema contará com um módulo de administração, responsável pelo gerenciamento dos dados a serem cadastrados e mantidos em uma base de dados centralizada, de onde poderão ser consultadas as informações armazenadas.
Os dados poderão, assim, ser disponibilizados “online” nos terminais de consultas dispostos pela cidade (quiosques virtuais), conectados remotamente ao servidor central, em locais definidos pela prefeitura, a fim de auxiliar àqueles que necessitem das informações prestadas. Tais informações poderão ser acessadas, ainda, pela internet, através do portal da empresa ou via página principal da prefeitura da cidade. Com isso, os usuários que possuírem acesso à internet poderão usufruir do serviço em sua própria residência, consultando as informações atualizadas e planejando, de forma antecipada, o melhor roteiro/itinerário a seguir.
Os diversos quiosques virtuais espalhados pela cidade contarão, ainda, com equipamentos para portadores especiais, de modo que estes possam, também, ter acesso às informações. Com isso, o sistema beneficiará a todos os interessados, cujo público alvo são:
- a prefeitura da cidade, que terá a disposição uma ferramenta de divulgação, controle e gerenciamento de informações de cunho público e turístico, obtendo uma melhor visibilidade e prestígio dos habitantes locais e externos, além de obter uma fonte extra de recursos financeiros junto aos conveniados;
- os anunciantes que desejarem se cadastrar ao sistema, cuja adesão proporcionará uma maior divulgação dos seus serviços/nome e expansão no mercado atuante; e
- os usuários em geral, nas suas diversas expectativas, que terão acesso às informações requeridas de uma maneira mais fácil, rápida e eficiente.
3. Caracterização dos principais interessados e usuários
3.1 Principais Interessados
3.2 Segmentos de Usuários (Papéis)

4. Ambiente de trabalho do usuário
Usuário/Consumidor: Utiliza o sistema para obter informações de interesse, através dos quiosques virtuais dispostos pela cidade ou via Internet.
Administrador: Utiliza o módulo de Administração do sistema para cadastro das informações providas pela Prefeitura. Possui recursos computacionais poderosos e avançados para garantir a segurança, integridade e disponibilidade dos dados armazenados.
Conveniado: Possui uma interface WEB com o módulo de Anunciantes, de modo que possa atualizar as suas informações que são divulgadas no sistema. Deve ter acesso à Internet e é identificado através de login e senha, definidas quando da adesão ao sistema.
- Os quiosques implantados nos locais públicos deverão ser dotados da tecnologia touch screen para uma melhor operação; deverá conter também gravação eletrônica de voz para auxiliar os usuários sobre o manuseio e informar resultados obtidos, teclado braile para deficientes visuais e estar posicionado numa altura alcançável à cadeirantes.
- Os quiosques deverão possuir conexão dedicada para atualizações periódicas das informações, a serem armazenadas localmente para diminuir o tempo de resposta e economizar banda.
- O sistema Gerenciador de Banco de Dados deverá ser robusto o bastante a fim de garantir o armazanamento do volume de dados e o processamento das requisições em tempo relativamente rápido, além de prover mecanismos de backup e restore.
6. Principais características 7. Hipóteses de trabalho e premissas Prefeitura: Conveniado: Usuários via Internet: 9. Materiais de apoio Serão disponibilizados manuais do usuário para os conveniados e prefeitura, que receberá também manuais de instalação e especificações técnicas sobre o sistema e equipamentos. Aos usuários, o sistema disponibilizará um help on-line com as principais funcionalidades. 10. Requisitos de usabilidade e outros já levantados 11. Visão do Produto


Nenhum comentário:
Postar um comentário